Publicado: 23.01.2024
Para assinalar o 34.º aniversário, a ESCS hasteou a Bandeira Verde Eco-Escolas, referente ao ano letivo 2022/23, e apresentou a campanha “Papel por Alimentos”, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome.
17 de janeiro é a data que, anualmente, marca o Dia da ESCS. Em 2024, a Escola comemorou 34 anos de existência e assinalou a ocasião com iniciativas no âmbito da Sustentabilidade e da Solidariedade, duas das dimensões inseridas nos valores de Responsabilidade Social e de Comportamento Ético, pelos quais a instituição se rege. No final do dia, a escstunis juntou-se às festividades, para cantar os parabéns à ESCS.
Bandeira Verde 2022/23
No passado dia 22 de dezembro, a ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação) entregou, à ESCS, a Bandeira Verde, referente ao ano letivo 2022/23. Este é o quarto galardão do programa Eco-Escolas atribuído à instituição, resultante do plano de ações implementado no domínio da Sustentabilidade. Como tem sido hábito, a bandeira foi simbolicamente hasteada no dia do aniversário da ESCS, sob o olhar de estudantes, docentes e não-docentes.
O Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin, elogiou, uma vez mais, a equipa do Conselho Eco-Escolas e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este grupo. Por sua vez, a Prof.ª Alexandra David passou, oficialmente, o “testemunho” à Prof.ª Claúdia Silvestre, que, em outubro do ano passado, assumiu o lugar de cocoodenadora daquele Conselho. Alexandra David assegurou que continuará ligada às ações da ESCS, no âmbito da Sustentabilidade.
Campanha “Papel por Alimentos”
Após o hastear da bandeira, a comunidade dirigiu-se à Biblioteca, para assistir à apresentação da campanha “Papel por Alimentos”, uma iniciativa da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, à qual a ESCS se associa, este ano letivo. O papel recolhido, pela Escola, no âmbito desta parceria será, depois, vendido a operadores de resíduos certificados, sendo o valor convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.
Em representação do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, Margarida Santos conduziu uma apresentação sobre esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), explicando o seu funcionamento e de que forma a campanha “Papel por Alimentos” contribui para a missão destas entidades. A convidada partilhou, a título de exemplo, que, em 2023, o Banco Alimentar de Lisboa recolheu 392 toneladas de papel, o equivalente a 28 toneladas de alimentos, que apoiou aproximadamente 70 mil pessoas carenciadas na capital.
A comunidade escsiana pode contribuir para esta iniciativa, depositando todo o tipo de papel passível de ser reciclado nas caixas que se encontram espalhadas pela Escola, devidamente identificadas.
Textos e Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)