Publicado: 03.03.2022
A Escola é, agora, membro permanente da rede internacional GUNi – Global University Network for innovation.
A ESCS integrou, no passado mês de fevereiro, a GUNi – Global University Network for innovation, uma rede internacional dedicada à política e à gestão do Ensino Superior. Esta iniciativa foi criada, em 1999, após a primeira conferência mundial da UNESCO sobre o Ensino Superior, e é composta por 250 membros de 80 países.
A Prof.ª Doutora Sandra Miranda, Vice-Presidente da ESCS com o pelouro da Internacionalização, explica que a Escola concorreu a esta iniciativa “tendo por base a necessidade de internacionalização, de cocriação de conhecimento e de partilha em rede”. Agora que é membro da GUNi, a Escola pretende: “ampliar o seu valor social e fortalecer a sua posição crítica dentro da sociedade”; colaborar em rede com instituições de Ensino Superior de todo o mundo, de países desenvolvidos e em desenvolvimento, “promovendo a capacitação e a cooperação entre eles”; e fomentar “o intercâmbio de recursos, ideias e experiências inovadoras” entre as diferentes instituições, tornando possível “a reflexão coletiva e a coprodução de conhecimento sobre questões emergentes no Ensino Superior, inovação, responsabilidade social e relevância em escala global”.
Sandra Miranda assegura, ainda, que cabe à ESCS “trabalhar em rede, para ser ainda mais reconhecida como uma instituição que promove a mudança social e que procura a inovação e o empreendedorismo de uma forma ativa e contínua”. Enquanto membro da GUNi, a Escola procurará, assim, aderir aos “reptos, programas e incentivos promovidos pelos diferentes membros” da rede.