Publicado: 28.10.2024
A ESCS promoveu um curso com a Organização Mundial da Saúde na área de Risk Communication, Community Engagement and Infodemic Management.
A ESCS, em parceria com o Regional Office for Europe da Organização Mundial da Saúde (OMS), promoveu, nos dias 14, 15, 21 e 22 de outubro, o Curso em Risk Communication, Community Engagement and Infodemic Management (RCCE-IM).
Este foi o primeiro curso-piloto, promovido pela OMS, em RCCE-IM, dirigido a estudantes e profissionais de Comunicação, lançando as bases para uma nova aposta da organização em prol da capacitação das instituições de Ensino Superior para a inclusão dos princípios e metodologia RCCE-IM nos planos de estudos dos cursos. A formação específica na área representa um passo importante para a promoção do reconhecimento do papel da Comunicação para a Saúde.
O curso juntou profissionais de Relações Públicas e Comunicação, estudantes da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas (GERP) e docentes da Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), com o objetivo de promover competências essenciais para atuar em intervenções de RCCE-IM, durante emergências de saúde públicas.
Em quatro sessões, foram explorados conceitos, com vista a integrar a RCCE-IM no contexto académico e de desenvolvimento profissional, procurando uma maior capacitação na área para a gestão de emergência de saúde. O curso procurou funcionar, por um lado, como um teste para uma estratégia formativa a longo-prazo e, por outro, como uma oportunidade para a formação do corpo docente.
O curso foi ministrado por Nancy Claxton, Regional Training Officer em Risk Comms Community Engagement & Infodemic Management in Emergencies na OMS, e Philippe Borremans, Senior Consultant em Risk Communication, Community Engagement, Infodemic Management na OMS.
O grupo de formandos foi composto por estudantes e por alumni da ESCS que são profissionais de Comunicação, bem como por professores. Do corpo docente da Escola, participaram: Ana Martins, Ana Raposo, Sandra Pereira, Sofia Mimoso, Tatiana Nunes e Vanessa Andrade.
Os antigos estudantes de RPCE também marcaram presença na ação formativa, representando várias organizações convidadas: André Gerson (GCI Media Group), Catarina Seixas (Miligrama), Catarina Vilar (Bayer), Filipa da Silva Brito (Instituto Português do Sangue), Joana Simão (Joaquim Chaves), Lúcia Amaral (YoungNetwork Group), Margarida Sousa (CUF), Patrícia Soares (AstraZeneca) e Silvana Paules (Burson e alumna de GERP).
O grupo contou, ainda, com Diana Romão e Raquel Rogeiro, atualmente, Accounts na LPM Comunicação e ambas alumni de RPCE e estudantes de GERP. Também Fábio Duarte (Lift Consulting) e Inês Rosado (LLYC) enriqueceram o coletivo com as suas perspetivas e experiência profissional.
Um grupo de estudantes do 3.º ano da licenciatura em RPCE, constituído por Beatriz Branco, Catarina Santos, Joana Rafael, Maria Leonor Braga e Tomás Gonçalves, teve, ainda, a oportunidade de testar, em primeira-mão, novas perspetivas para o curso que estão prestes a terminar.
O curso-piloto em RCCE-IM possibilitou, também, o estabelecimento de uma nova parceira com a Junta de Freguesia de Benfica, representada por José Duque, coordenador do centro clínico “Saúde + Próxima”, que funcionou com um case study para os exercícios desenvolvidos ao longo das sessões. O trabalho permitiu aos formandos lidar com situações reais e próximas e, ao mesmo tempo, promover a consciencialização para a importância da capacitação em RCCE-IM, com grande foco no envolvimento e engagement com a comunidade.
Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias gentilmente cedidas pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes.