Publicado: 17.10.2024

Os alunos finalistas da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial uniram-se para consciencializar sobre a importância da saúde mental no Ensino Superior.

A iniciativa, que surgiu no âmbito da unidade curricular opcional de Comunicação no Setor da Saúde, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), pretende quebrar o estigma, que, muitas vezes, impede os estudantes de procurar ajuda, e combater, assim, o suicídio na comunidade académica, reforçando que o primeiro passo é conversar sobre o tema.

Prevenção suicídio

Para Sandro Fernandes, estudante do 3.º ano de RPCE, “a pressão académica tem contribuído para o aumento da ansiedade e da depressão entre os alunos e, por isso, a nossa campanha pretende mostrar que pedir ajuda é necessário e pode ser um contributo importante para um percurso académico equilibrado”. Já o colega Pedro Santos destaca o papel da ajuda: "entre os jovens, criar um espaço seguro para falar sobre saúde mental é fundamental. Só quando nos sentimos ouvidos e compreendidos, podemos realmente enfrentar os desafios e apoiar-nos uns aos outros no caminho para o bem-estar".

A campanha inclui uma série de cartazes, distribuídos pelos corredores da ESCS, com frases e imagens que apelam à reflexão sobre o bem-estar psicológico e a importância de quebrar estigmas relacionados com a saúde mental.

Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Andreia Garcia e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).