Publicado: 07.01.2025
A palestra “Tendências em Relações Públicas para 2025” foi organizada por estudantes do 1.º ano do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
No passado dia 16 de dezembro, a sala 2P9 acolheu a palestra “Tendências em Relações Públicas para 2025”, organizada por estudantes da unidade curricular de Estratégia em Relações Públicas, do 1.º ano do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas (GERP). A sessão, coordenada pela Prof.ª Doutora Andreia Garcia e moderada pelos estudantes Jaden Gomes e Tomás Oliveira, visou debater as principais tendências que irão moldar as práticas das Relações Públicas no novo ano, com foco em temas como Cibersegurança, Comunicação Interna e o papel crescente das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) nas empresas.
O painel de oradores contou com a presença de Ana Cardoso (Especialista de produção de conteúdos ESG para meios digitais na Volkswagen Autoeuropa), Maria Filipa Matos (Especialista em Comunicação Interna em Organizações Públicas e Privadas), Sara Antunes (Mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas e autora da dissertação “O papel das Relações Públicas na gestão de ciberataques: Proposta de um guia para preparação estratégica das organizações no contexto português”) e Sofia Melo Mendes (Chief of Communication, Marketing & Sustainability International Responsability of ESG na Verlingue Portugal).
Ana Cardoso destacou a importância de formar os colaboradores para identificar ameaças, como o phishing, e incorporar ferramentas de Inteligência Artificial nas empresas, de forma controlada e ética, “sem perder a empatia e emoção essenciais para a formação de relações com os stakeholders”. A convidada falou, ainda, sobre a comunicação ESG, que considera ser uma tendência e também um desafio. Reconhecendo a responsabilidade acrescida do setor automóvel na transição climática, destacou a importância de haver “consistência entre as comunicações e as ações da empresa”.
Já Maria Filipa Matos discutiu o papel da comunicação interna no bem-estar dos colaboradores, destacando a promoção de iniciativas como “canais de whistleblowing para denúncias de abusos dentro das organizações”. A especialista afirmou, ainda, que é muito importante “auscultar” o que se passa dentro das organizações, de modo a planear melhor a comunicação.
Por sua vez, Sara Antunes apresentou um guia de boas-práticas para lidar com ciberataques, enfatizando a necessidade de se estar bem preparado, de manter uma comunicação transparente e de ter uma boa relação com os média, especialmente durante situações de crise. A mestre em GERP onsidera que “a Inteligência Artificial tem de estar um passo à frente”, embora os ciberataques sejam difíceis de mitigar, mesmo que a organização esteja muito bem preparada.
Para terminar, Sofia Melo Mendes partilhou insights sobre a promoção de uma comunicação inclusiva, acessível e focada na diversidade, dando como exemplos a criação de redes internas de colaboradores para apoiar comunidades minoritárias e a garantia no que toca à acessibilidade dos espaços para eventos. A oradora reconheceu que a comunicação inclusiva é uma tendência cada vez maior e que a mesma tem um papel importante “para assegurar um recrutamento não discriminatório”. A propósito da importância das empresas alinharem as ações com a sua comunicação, Sofia deu conta da nova norma europeia CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), que entrará em vigor em 2026, com o objetivo de fiscalizar a fundo o cumprimento de práticas ESG, sendo o novo ano o período experimental. A cultura da empresa foi destacada como um elemento determinante para a implementação eficaz dessas políticas, uma vez que os colaboradores representam a primeira linha de ação das empresas. “No final do dia, o incumprimento pode interromper a atividade da empresa” e quem não segue a regulamentação terá mais dificuldade em ver o seu negócio prosperar.
O evento proporcionou uma oportunidade valiosa para refletir sobre o futuro das Relações Públicas estratégicas e a crescente importância das práticas sustentáveis e éticas nas organizações.
Texto gentilmente cedido pelos estudantes da UC de Estratégia em Relações Públicas e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias: Estudantes da UC de Estratégia em Relações Públicas