Publicado: 20.03.2023
Francisco Vaz Santos chegou à ESCS em busca de criatividade. Encontrou-a na licenciatura em PM e aliou-a ao Marketing. Hoje, lidera a área de Marketing Post-Experience da Nova SBE.
Desde cedo que Francisco Vaz Santos se considera uma pessoa criativa. Quando terminou o Ensino Secundário, começou por “explorar outros caminhos”, na área da Gestão, mas optou por mudar de rumo e ingressar em Publicidade e Marketing (PM). Hoje, é na “visão de gestão” que consegue “aplicar a criatividade”, como Head of Marketing Post-Experience e Account Management na Nova School of Business and Economics (Nova SBE).
Valências para o futuro
Francisco entrou na ESCS em 2012. A aposta na licenciatura em Publicidade e Marketing deveu-se à componente prática do curso. “Conhecia algumas pessoas que cá estudavam, visitei a Escola antes, vi o modelo [de ensino] e achei que era muito prático e diferente de ter só teoria, o que se refletiu noutras valências para o futuro”, conta. Das aulas, lembra, ainda, os trabalhos em grupo, que lhe permitiram “partilhar ideias” e perceber o contexto do mercado de trabalho. “[Quando começamos a trabalhar], inserimo-nos numa equipa e temos de perceber qual é o nosso papel e como é que acrescentamos valor. A disciplina dos professores, de não fazermos sempre parte dos mesmos grupos, para conhecermos outras realidades, foi muito positivo”, assegura.
Em 2019, já com um percurso profissional de três anos, o escsiano regressou à Escola, para aprofundar conhecimentos e competências em Branding e Content Marketing. Antes disso, tirou uma outra pós-graduação em Gestão, noutra instituição, mas, no final deste curso, sentiu que “estava a perder a parte criativa” e que queria investir numa aprendizagem mais ligada à estratégia de branding. “Foi um atualizar de competências, pensar as coisas de outra forma. E foi muito refrescante”, considera. Agora, prepara-se para, no próximo ano letivo, completar o curso de mestrado em Publicidade e Marketing, na ESCS. “Vou duplicar a minha especialidade em PM, mas trabalhar mais focado numa questão de gestão de marca e ligar todas as minhas competências e o que vivi profissionalmente para a tese/investigação”, conta.
Explorar a Comunicação nas extracurriculares
Da ESCS, Francisco recorda, também, “a vivência de tudo o que existe para além do curso”, na medida em que participou em várias atividades extracurriculares. Começou no E2 e no nAV, durante o 1.º ano, para perceber como funcionava o mundo da Televisão. Depois, juntou-se à ESCS FM, porque “vais conhecendo pessoas que te puxam para outros núcleos e vais à boleia sem saber bem o que esperar”. Fez, ainda, parte da equipa que reergueu a ESCS Magazine, numa fase em que a revista online quase deixou de existir, e integrou a AE ESCS. Já no último semestre do curso, decidiu entrar para a escstunis, à qual esteve ligado até ao ano passado.
O escsiano refere que a participação dos estudantes nestas iniciativas revelam “um espírito de pertença muito bom”, que é projetado para o ambiente profissional, quando começam a trabalhar. O “espírito do desenrasca” e o networking são outros conceitos que retira da entrega a estas atividades. “Não é estranho querer entregar o melhor e acrescentar valor ao que estamos a fazer (...) Esse sentimento ajuda-nos a ser polivalentes e isso nota-se no mercado de trabalho”, assegura.
Da Publicidade ao Marketing
No último ano da licenciatura em PM, Francisco optou pelo ramo de Publicidade, por ser a área que queria trilhar. A experiência profissional teve início na agência de meios MAC (atual Wavemaker), na equipa de Research e Insights. “Adorei imenso todo o meu percurso lá. Mas queria fazer mais qualquer coisa. Queria estudar e comecei a procurar outras oportunidades”, lembra. Após sair da agência, participou em alguns bootcamps da Spark Agency e estava já num processo de seleção para o Banco Montepio quando, através de uma oportunidade divulgada no Portal de Estágios e Empregabilidade da ESCS, concorreu a uma vaga para a Nova SBE. “Estavam a formar uma equipa de marketing que não existia e precisavam de elementos com valências diferentes para criar processos com equipas de operações, comerciais, clientes inteiros, fornecedores externos, entre outros. E achei o desafio mais interessante”, conta. Entrou, assim, como Marketing Assistant. Depois, com o crescimento da organização, foi progredindo. Começou por desempenhar o papel de Marketing Manager de algumas áreas, até surgir a oportunidade de evoluir para Team Leader. Foi nesta altura que sentiu a necessidade de aprofundar conhecimentos de gestão com as pós-graduações e o mestrado. Desde o final do ano passado, com a restruturação de equipas, assumiu o cargo de Head of Marketing Post-Experience, que divide com o de Account Management de clientes internos da Nova SBE.
Na instituição de Carcavelos, o dia-a-dia de Francisco “não é normal”. A manhã começa com a leitura de e-mails e um ponto de situação do que se está a passar. Depois, reúne com a sua equipa, de forma a direcioná-la nas várias tarefas. “Tento organizar-me com antecedência e ter sempre tempo para guiá-los e seguirem caminho”, explica. Posteriormente, gere o restante tempo entre reuniões, trabalho operacional e componente estratégica.
Objetivo: ir a Cannes
Ao longo do percurso profissional, Francisco tem vindo a ser distinguido pelo trabalho que desenvolve, em conjunto com a sua equipa, na Nova SBE. Dos galardões que já arrecadou, destaca o bronze na categoria Setores de Atividade – Ciência e Educação, dos Prémios de Marketing Meios & Publicidade (M&P) 2020, com a campanha Choose to Learn Nova Executive Education, por ser “o primeiro” e o que “deu mais trabalho”; o reconhecimento da instituição como Superbrand, em 2021; e a menção honrosa na categoria Ciência e Educação, dos Prémios M&P Comunicação 2022, pelo projeto Sustainability Journey, na medida em que se tratou de um case que desenvolveu sozinho.
Em termos pessoais, o escsiano tem participado na competição Young Lions, em parceria com a colega Mariana Coimbra. A dupla venceu, em 2021, na categoria de Marketing, tendo ficado em 2.º lugar, na mesma categoria, no ano passado. “Este ano, estou lá outra vez, porque isto tornou-se pessoal”, conta Francisco, divertido, explicando que, devido à pandemia da COVID-19, no ano em que venceram, não puderam vivenciar presencialmente o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, uma vez que se realizou em formato online. “Queremos o prémio e a experiência de ir a Cannes”, completa, acrescentando que, enquanto jovens profissionais, o “reconhecimento público” é importante, pois, geralmente, quem gere as organizações faz parte de gerações mais antigas.
Uma Escola que faz a diferença
Sobre a licenciatura, Francisco assegura que o curso de PM “liga, de uma forma muito suave, a parte criativa à do marketing” e que ajuda os estudantes a desenvolverem “um pensamento estruturado do que é comunicar uma marca”. A componente teórico-prática das unidades curriculares, em paralelo com a experiência das atividades extracurriculares, fazem da ESCS uma escola “que faz a diferença”, visto que “dá várias ferramentas para conseguires moldar-te pessoal e profissionalmente”. “Todo este ecossistema é super importante”, conclui.
Por fim, desafiámos Francisco Vaz Santos a responder a uma espécie de Questionário de Proust:
Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Telemóvel.
Uma cidade ou um país.
Barcelona.
Uma música ou uma banda.
“Break My Soul”, da Beyoncé.
Um filme ou um realizador.
“Everything Everywhere All at Once”, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert.
Um livro ou um escritor.
“Isto é Marketing”, de Seth Godin.
Uma série.
“The Boys”.
Uma referência profissional.
Em termos de professores, o Rui Malvarez e o João Barros. Em termos profissionais, a Carla Rodrigues, a Catarina Lisboa, a Susana Ferreira e o Pedro Brito.
Quando for grande, quero ser.
Quero continuar a trabalhar em Marketing, mas, acima de tudo, quero continuar a trabalhar para ser uma referência para as outras pessoas, em termos profissionais e humanos.
No vídeo abaixo, Francisco Vaz Santos fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:
Fotografia de Francisco Vaz Santos na ESCS, na cerimónia dos Prémios M&P Comunicação 2022 e na competição Young Lions gentilmente cedidas pelo próprio.
Restantes fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)