Passar para o conteúdo principal

Publicado: 20.03.2023

Image
Perfil PM: Francisco Vaz Santos

Francisco Vaz Santos chegou à ESCS em busca de criatividade. Encontrou-a na licenciatura em PM e aliou-a ao Marketing. Hoje, lidera a área de Marketing Post-Experience da Nova SBE.

Desde cedo que Francisco Vaz Santos se considera uma pessoa criativa. Quando terminou o Ensino Secundário, começou por “explorar outros caminhos”, na área da Gestão, mas optou por mudar de rumo e ingressar em Publicidade e Marketing (PM). Hoje, é na “visão de gestão” que consegue “aplicar a criatividade”, como Head of Marketing Post-Experience e Account Management na Nova School of Business and Economics (Nova SBE).

Image
Francisco Vaz Santos
Francisco Vaz Santos é licenciado em Publicidade e Marketing.


Valências para o futuro

Francisco entrou na ESCS em 2012. A aposta na licenciatura em Publicidade e Marketing deveu-se à componente prática do curso. “Conhecia algumas pessoas que cá estudavam, visitei a Escola antes, vi o modelo [de ensino] e achei que era muito prático e diferente de ter só teoria, o que se refletiu noutras valências para o futuro”, conta. Das aulas, lembra, ainda, os trabalhos em grupo, que lhe permitiram “partilhar ideias” e perceber o contexto do mercado de trabalho. “[Quando começamos a trabalhar], inserimo-nos numa equipa e temos de perceber qual é o nosso papel e como é que acrescentamos valor. A disciplina dos professores, de não fazermos sempre parte dos mesmos grupos, para conhecermos outras realidades, foi muito positivo”, assegura.

Image
Francisco Vaz Santos
Após a licenciatura em PM, Francisco tirou uma pós-graduação em Branding e Content Marketing e prepara-se, agora, para concluir o mestrado em PM, também na ESCS.


Em 2019, já com um percurso profissional de três anos, o escsiano regressou à Escola, para aprofundar conhecimentos e competências em Branding e Content Marketing. Antes disso, tirou uma outra pós-graduação em Gestão, noutra instituição, mas, no final deste curso, sentiu que “estava a perder a parte criativa” e que queria investir numa aprendizagem mais ligada à estratégia de branding. “Foi um atualizar de competências, pensar as coisas de outra forma. E foi muito refrescante”, considera. Agora, prepara-se para, no próximo ano letivo, completar o curso de mestrado em Publicidade e Marketing, na ESCS. “Vou duplicar a minha especialidade em PM, mas trabalhar mais focado numa questão de gestão de marca e ligar todas as minhas competências e o que vivi profissionalmente para a tese/investigação”, conta.

Explorar a Comunicação nas extracurriculares

Image
Francisco Vaz Santos
Na Escola, o escsiano participou em várias atividades extracurriculares.

Da ESCS, Francisco recorda, também, “a vivência de tudo o que existe para além do curso”, na medida em que participou em várias atividades extracurriculares. Começou no E2 e no nAV, durante o 1.º ano, para perceber como funcionava o mundo da Televisão. Depois, juntou-se à ESCS FM, porque “vais conhecendo pessoas que te puxam para outros núcleos e vais à boleia sem saber bem o que esperar”. Fez, ainda, parte da equipa que reergueu a ESCS Magazine, numa fase em que a revista online quase deixou de existir, e integrou a AE ESCS. Já no último semestre do curso, decidiu entrar para a escstunis, à qual esteve ligado até ao ano passado.

O escsiano refere que a participação dos estudantes nestas iniciativas revelam “um espírito de pertença muito bom”, que é projetado para o ambiente profissional, quando começam a trabalhar. O “espírito do desenrasca” e o networking são outros conceitos que retira da entrega a estas atividades. “Não é estranho querer entregar o melhor e acrescentar valor ao que estamos a fazer (...) Esse sentimento ajuda-nos a ser polivalentes e isso nota-se no mercado de trabalho”, assegura.

Da Publicidade ao Marketing

No último ano da licenciatura em PM, Francisco optou pelo ramo de Publicidade, por ser a área que queria trilhar. A experiência profissional teve início na agência de meios MAC (atual Wavemaker), na equipa de Research e Insights. “Adorei imenso todo o meu percurso lá. Mas queria fazer mais qualquer coisa. Queria estudar e comecei a procurar outras oportunidades”, lembra. Após sair da agência, participou em alguns bootcamps da Spark Agency e estava já num processo de seleção para o Banco Montepio quando, através de uma oportunidade divulgada no Portal de Estágios e Empregabilidade da ESCS, concorreu a uma vaga para a Nova SBE. “Estavam a formar uma equipa de marketing que não existia e precisavam de elementos com valências diferentes para criar processos com equipas de operações, comerciais, clientes inteiros, fornecedores externos, entre outros. E achei o desafio mais interessante”, conta. Entrou, assim, como Marketing Assistant. Depois, com o crescimento da organização, foi progredindo. Começou por desempenhar o papel de Marketing Manager de algumas áreas, até surgir a oportunidade de evoluir para Team Leader. Foi nesta altura que sentiu a necessidade de aprofundar conhecimentos de gestão com as pós-graduações e o mestrado. Desde o final do ano passado, com a restruturação de equipas, assumiu o cargo de Head of Marketing Post-Experience, que divide com o de Account Management de clientes internos da Nova SBE.

Image
Francisco Vaz Santos
Francisco trabalha, desde 2017, na Nova School of Business and Economics.


Na instituição de Carcavelos, o dia-a-dia de Francisco “não é normal”. A manhã começa com a leitura de e-mails e um ponto de situação do que se está a passar. Depois, reúne com a sua equipa, de forma a direcioná-la nas várias tarefas. “Tento organizar-me com antecedência e ter sempre tempo para guiá-los e seguirem caminho”, explica. Posteriormente, gere o restante tempo entre reuniões, trabalho operacional e componente estratégica.

Objetivo: ir a Cannes

Image
Francisco Vaz Santos
Na cerimónia dos Prémios M&P Comunicação 2022.

Ao longo do percurso profissional, Francisco tem vindo a ser distinguido pelo trabalho que desenvolve, em conjunto com a sua equipa, na Nova SBE. Dos galardões que já arrecadou, destaca o bronze na categoria Setores de Atividade – Ciência e Educação, dos Prémios de Marketing Meios & Publicidade (M&P) 2020, com a campanha Choose to Learn Nova Executive Education, por ser “o primeiro” e o que “deu mais trabalho”; o reconhecimento da instituição como Superbrand, em 2021; e a menção honrosa na categoria Ciência e Educação, dos Prémios M&P Comunicação 2022, pelo projeto Sustainability Journey, na medida em que se tratou de um case que desenvolveu sozinho.

 

Image
Francisco Vaz Santos
Com Mariana Coimbra, nos Young Lions.

Em termos pessoais, o escsiano tem participado na competição Young Lions, em parceria com a colega Mariana Coimbra. A dupla venceu, em 2021, na categoria de Marketing, tendo ficado em 2.º lugar, na mesma categoria, no ano passado. “Este ano, estou lá outra vez, porque isto tornou-se pessoal”, conta Francisco, divertido, explicando que, devido à pandemia da COVID-19, no ano em que venceram, não puderam vivenciar presencialmente o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, uma vez que se realizou em formato online. “Queremos o prémio e a experiência de ir a Cannes”, completa, acrescentando que, enquanto jovens profissionais, o “reconhecimento público” é importante, pois, geralmente, quem gere as organizações faz parte de gerações mais antigas.

 

Uma Escola que faz a diferença

Sobre a licenciatura, Francisco assegura que o curso de PM “liga, de uma forma muito suave, a parte criativa à do marketing” e que ajuda os estudantes a desenvolverem “um pensamento estruturado do que é comunicar uma marca”. A componente teórico-prática das unidades curriculares, em paralelo com a experiência das atividades extracurriculares, fazem da ESCS uma escola “que faz a diferença”, visto que “dá várias ferramentas para conseguires moldar-te pessoal e profissionalmente”. “Todo este ecossistema é super importante”, conclui.

Image
Francisco Vaz Santos
O antigo estudante assegura que a ESCS "faz a diferença".


Por fim, desafiámos Francisco Vaz Santos a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Telemóvel.

Uma cidade ou um país.
Barcelona.

Uma música ou uma banda.
“Break My Soul”, da Beyoncé.

Um filme ou um realizador.
“Everything Everywhere All at Once”, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert.

Um livro ou um escritor.
“Isto é Marketing”, de Seth Godin.

Uma série.
“The Boys”.

Uma referência profissional.
Em termos de professores, o Rui Malvarez e o João Barros. Em termos profissionais, a Carla Rodrigues, a Catarina Lisboa, a Susana Ferreira e o Pedro Brito.

Quando for grande, quero ser.
Quero continuar a trabalhar em Marketing, mas, acima de tudo, quero continuar a trabalhar para ser uma referência para as outras pessoas, em termos profissionais e humanos.


No vídeo abaixo, Francisco Vaz Santos fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:


Fotografia de Francisco Vaz Santos na ESCS, na cerimónia dos Prémios M&P Comunicação 2022 e na competição Young Lions gentilmente cedidas pelo próprio.
Restantes fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)