Publicado: 22.03.2013
A ESCS formalizou um protocolo de cooperação com a Associação CAIS, mediante o qual os alunos irão produzir conteúdos e trabalhar na redação da revista.
[Fotografia] Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes, Prof. Doutor Jorge Veríssimo e Dr. Henrique Pinto.
Os alunos da ESCS vão fazer parte da rotina da Associação CAIS. No âmbito deste protocolo, as atividades a desenvolver pelos alunos prendem-se com a produção de conteúdos para a revista CAIS. Oito a dez alunos da Escola, dois dos quais da área de fotografia, irão trabalhar sob a tutoria de um profissional de jornalismo externo à ESCS. Os alunos vão poder, em colaboração com os elementos da Associação, participar nas reuniões, pensar, debater e definir os temas de capa de cada edição da revista. Uma vez que a Associação CAIS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, o funcionamento da sua atividade e o alcance dos seus objetivos passa pela criação de sinergias, como é o caso deste protocolo assinado com a ESCS.
A integração das equipas
A Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes, Diretora da licenciatura em Jornalismo, foi uma das principais impulsionadoras deste protocolo, juntamente com o Dr. Henrique Pinto, Diretor Executivo da Associação CAIS. Para a docente, os primeiros alunos escolhidos para integrar a equipa da revista estão bem preparados para o desafio. “Nesta fase, escolhi os alunos que estavam realmente interessados em participar, para que o projeto arrancasse bem”, disse. Os alunos irão trabalhar nas instalações da Associação. Vai existir um sistema de rotatividade, entre três e quatro meses, para que vários alunos tenham acesso à experiência. Para que o grupo que entre a seguir não comece do zero, dois alunos farão a passagem do testemunho. “Antes de entrarem na CAIS, os alunos já vão ter uma ligação com os colegas que lá estão. Vão perceber a lógica de trabalho e a entrada na dinâmica da revista. Estou confiante que as coisas vão correr bem”, revelou a docente. Os temas debatidos na CAIS serão trazidos para a Escola e serão tratados e acompanhados por um professor que ajudará os alunos a produzir os conteúdos e os avaliará. Depois da avaliação, o artigo poderá ser publicado na revista CAIS.
“Experiências em ambientes reais de trabalho”
Para a Associação CAIS, esta parceria será “uma lufada de ar fresco, que lhe trará maior visibilidade junto da comunidade estudantil universitária e contará com as ideias dos alunos da ESCS para os seus conteúdos editoriais”, mencionou a Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes. Para a ESCS, “este protocolo vem na senda daquilo que é a nossa estratégia de relação de proximidade com a comunidade e com parceiros, nas várias áreas de formação da Escola, de modo a que os nossos alunos tenham experiências em ambientes reais de trabalho”, disse o Prof. Doutor Jorge Veríssimo, Presidente da ESCS. Estas iniciativas são benéficas para os alunos, pois “são uma forma de desenvolverem a sua formação académica e profissional. E saber que os seus artigos vão ser posteriormente publicados na revista CAIS são razões para que sejam mais aplicados e tenham mais motivação”, disse o Presidente da ESCS. Pretende-se assim que os alunos trabalhem num ambiente de redação, “junto de tutores, jornalistas seniores e orientadores da CAIS, ganhando experiência e contacto com o mercado de trabalho ao mesmo tempo que constroem um bom portefólio”, concluiu a Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes.
Fotografia gentilmente cedida pelo número f.