Publicado: 27.11.2015
Publicado: 27/11/2015
A Semana de PM foi uma iniciativa organizada pelas direções da licenciatura e do mestrado em Publicidade e Marketing e da pós-graduação em Branding e Content Marketing, como forma de reforçar a ligação dos alunos com o mercado de trabalho.
As direções da licenciatura e do mestrado em Publicidade e Marketing (PM) e da pós-graduação em Branding e Content Marketing organizaram, em conjunto, a Semana de PM (Publicidade e Marketing). O projeto foi dividido em dois momentos: o Mentoring e o P&M Pitch Day. Segundo a Prof. Doutora Sandra Miranda, diretora do mestrado em PM, a iniciativa teve como objetivo “reforçar a ligação dos cursos às empresas e ao mercado de trabalho, escalpelizando algumas das competências que, face a um contexto organizacional cada vez mais turbulento e competitivo, são mais valorizadas”.
Mentoring
O primeiro evento da iniciativa decorreu no dia 17 de novembro com o intuito de estabelecer uma mentoria entre ex-alunos (os mentores) e alunos finalistas (os mentees), para que os estudantes que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho possam ter uma orientação personalizada nesta fase da vida académica.
[Fotografia] Os professores Alexandra David, Ana Teresa Machado, João Rosário, Jorge Veríssimo e Sandra Miranda deram as boas-vindas aos mentores e aos mentees.
Os pares foram constituídos aleatoriamente. De forma a tornar o evento mais dinâmico, cada pessoa recebeu um envelope com um emoji no seu interior. Cada mentee teve de verificar qual era o mentor que tinha um emoji igual ao seu, para que fosse formada a dupla.
A Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado, diretora da licenciatura em PM, explica os benefícios mútuos desta iniciativa: “para os mentores, a possibilidade de contactarem, de uma forma mais intimista e menos convencional, com a academia e, para os mentees, o desenvolvimento de competências e aproveitamento de oportunidades que possam surgir para lá das portas da ESCS”. A docente destaca o trabalho desenvolvido pela Prof.ª Dr.ª Alexandra David e pelo Prof. Dr. João Rosário na operacionalização do evento, que culminou numa “sessão simultaneamente emotiva, pelo reencontro com os nossos ex-alunos, e divertida, pelo passatempo organizado”. A professora refere, ainda, que “as expetativas foram superadas, sendo visível o grau de satisfação e motivação de todos os intervenientes neste projeto”.
P&M Pitch Day
No dia 19 de novembro, o Auditório Vítor Macieira acolheu o P&M Pitch Day, um evento aberto a toda a comunidade escolar, que foi dividido em duas partes: “Pitch Your Skills” e “ESCS – Jovens Empreendedores”. A Prof. Doutora Sandra Miranda deu início à palestra, com uma pequena apresentação, explicando que “vivemos num mercado de trabalho competitivo” e que o objetivo desta iniciativa passou por tentar “perceber quais são as principais competências exigidas aos profissionais”.
Na primeira parte, Miguel Gonçalves, comandante executivo na Spark Agency, falou e interagiu com a plateia, dando dicas essenciais para quem está a começar a construir uma carreira. O orador falou, entre outras coisas, sobre: a necessidade de cometer erros e aprender a resolvê-los, como forma de adquirir competências; a importância de questionar e da forma como um bom profissional deve formular as suas perguntas; e a mais-valia em conhecer as pessoas com quem se vai trabalhar.
A segunda parte da palestra contou com a presença de ex-alunos que criaram e gerem o seu próprio negócio. Numa conversa moderada pelo ex-aluno e atual professor Rui Malvarez, Fábio Lima (Mint&Co), Joana Rodrigues (Música para os meus olhos), João Marchante (Nebula), Mafalda Castro (Last time around), Mário Cagica Oliveira (Bola na rede) e Tiago Grade (Rizumik), que participou via Skype, apresentaram os seus projetos, falando nos obstáculos e nos sucessos alcançados e mencionando como é que as competências adquiridas na Escola os ajudaram na vida profissional.
[Fotografia] Os oradores da sessão “ESCS – Jovens Empreendedores”.
Fotografias identificadas gentilmente cedidas pelo E2.