Publicado: 27.05.2021
A 4.ª edição do PR Open Day reuniu mais de 300 participantes interessados na área das Relações Públicas.
No ano em que se comemora o 30.º aniversário da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), a coordenação do curso e a secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), com o apoio dos estudantes da atividade extracurricular PRLAB, dinamizaram a 4.ª edição do PR Open Day. Tal como no ano anterior, a iniciativa decorreu em formato online, devido ao contexto pandémico. Ao longo de três dias de partilha de conhecimento, o evento contou com mais de 300 participantes, entre os quais docentes, estudantes, antigos alunos e interessados na área das Relações Públicas (RP).
Em 2021, o programa do PR Open Day foi composto por quatro Mini Talks, nas quais foram apresentados e discutidos diversos temas relevantes no âmbito das Relações Públicas, pela 1.ª edição online do “RP à Primeira Vista”, que colocou os alunos finalistas da licenciatura em RPCE em contacto com organizações de diversos setores de atividade, e pela 8.ª edição das PR Talks, que visou promover a reflexão sobre a comunicação do risco e da crise.
Mini Talks
O PR Open Day teve início, no dia 16 de abril, com duas Mini Talks. “Como preparar apresentações memoráveis” foi o tema da primeira conversa, na qual Helena Pereira (profissional da SOAP – State of the Art Presentations) partilhou com os participantes como é trabalhar numa agência de apresentações, assim como alguns mitos que existem em relação a este tema. Na perspetiva da convidada, as apresentações devem ser pensadas como histórias, com um início, meio e fim, sendo este um caminho a seguir para as tornar memoráveis e impactantes. Na segunda Mini Talk, intitulada “Como preparar uma candidatura de emprego com êxito”, Joana Frias Costa (docente da ESCS e Communications Manager no BNP Paribas) deu inúmeros conselhos para os estudantes ou recém-licenciados que procuram uma oportunidade de emprego. A oradora destacou a importância de se ter um currículo único e diferenciador, com realce para as experiências e tarefas realizadas, bem como adaptar-se a cada candidatura de emprego.
No dia 23 de abril, João Mourão (Diretor da Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas) deu o pontapé de saída, procurando responder à pergunta “Há uma sensação de infidelidade na comunicação em arte?”, tema da primeira Mini Talk do dia. O orador evidenciou a importância do gosto pela área, do interesse e da constante aprendizagem sobre obras, artistas e exposições, como pontos fulcrais para se trabalhar na comunicação em arte. A questão da infidelidade foi sublinhada por João Mourão, quando o convidado mencionou a dificuldade de comunicar algo incerto e subjetivo, como são muitas obras e trabalhos artísticos. De seguida, Daniela Ferreira (Senior Customer Success Executive – Hotels EMEA na Tripadvisor, em Barcelona) e Catarina Farinha (Communication Officer na ECDPM, em Amesterdão) abordaram o tema “RPCE pelo mundo: os desafios de trabalhar fora de Portugal”. As convidadas partilharam alguns dos desafios e choques culturais que sentiram lá fora e deram conselhos para quem quer vir a fazer carreira além fronteiras. Daniela e Catarina reforçaram, ainda, as capacidades de adaptação e de gestão de stress como essenciais para alguém que trabalha no estrangeiro.
RP à Primeira Vista (1.ª edição online)
Na primeira edição online do “RP à Primeira Vista”, cada estudante teve a oportunidade de se apresentar, num pitch de dois minutos, a algumas organizações, recebendo feedback por parte das empresas em relação à sua prestação. A iniciativa juntou 35 alunos finalistas de RPCE e 28 organizações de vários setores. No rescaldo, os escsianos descreveram a experiência de forma muito positiva.
PR Talks (8.ª edição)
As PR Talks, subordinadas ao tema “Quando o risco se mantém e a crise perdura: que comunicação?”, tiveram lugar no dia 30 de abril. Esta edição foi moderada pela Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes e teve como oradores Marta Gonçalves (Managing Partner da Say U Consulting), Paulo Ornelas Flor (Comandante da Divisão Policial da Amadora da PSP) e Sandra Pombo (Global Brand & Communications Director/Corporate Affairs Officer da EFACEC). No decorrer da sessão, os convidados falaram sobre gestão de crise em tempos de pandemia. Marta Gonçalves acredita que "este contexto dará um impulso à área da comunicação", uma vez que "é necessário construir e gerir relações de forma planeada e consciente". Por sua vez, o Comandante Ornelas Flor afirmou que "o risco é uma realidade cada vez mais presente na nossa vida". Já Sandra Pombo afirmou que "quando a crise se mantém, deixa de ser crise e passa a ser o dia-a-dia".
No final do evento, foi, ainda, feito o lançamento oficial do PR Club, o primeiro perfil de Instagram académico dirigido a todos os interessados pela área das Relações Públicas.
A 4.ª edição do PR Open Day integrou, assim, um leque de iniciativas desenvolvidas no ano letivo 2020/2021, no âmbito da comemoração dos 30 anos da licenciatura de RPCE, que contemplou, também, o podcast “30 minutos com RP”, disponível nas plataformas habituais de streaming.
TEXTO: gentilmente cedido pela organização do PR Open Day e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS).
IMAGENS: gentilmente cedidas pela organização do PR Open Day.