Publicado: 09.06.2016
Ruben Martins e Inês Ameixa são os autores do Politicamente, um podcast que, em maio, chegou ao 2.º lugar do top do iTunes.
O Politicamente é um podcast criado por dois escsianos finalistas do curso de licenciatura em Jornalismo e gravado nos estúdios de rádio da Escola. Ruben Martins sentiu uma lacuna na oferta de conteúdos políticos radiofónicos, verificando que nenhum abrangia uma faixa etária mais jovem, dos 15 aos 30 anos. Em março, convidou a colega Inês Ameixa para ser coautora do Politicamente, “por ser a pessoa com quem mais [gosta] de trabalhar e a que [o] complementa profissionalmente”.
O primeiro programa foi gravado no dia 12 de março e, logo no início de maio, chegou ao 2.º lugar do top podcasts de áudio do iTunes, ficando à frente de conteúdos de grande visibilidade de rádios como a Antena 3 ou a TSF. Os alunos referem que esta conquista fez com que percebessem ser possível alcançar um grande público sem o apoio de uma rádio e que sentissem “que o que [estavam] a fazer vale muito a pena, não só para [eles], mas, também, para os que acompanham o [seu] trabalho”. Do desenvolvimento do projeto até agora, destacam o crescimento pessoal, a realização do podcast, em todas as suas vertentes, as entrevistas que são feitas e o facto de poderem chegar a um público que não conhecem.
A Rádio, a ESCS e o Futuro
Inês e Ruben são membros ativos da ESCS FM, desde o 1.º ano da licenciatura, e ocuparam, até agora, os cargos de Diretora de Informação e Diretor de Programas, respetivamente. Ruben explica que a rádio sempre o acompanhou, mais do que a televisão, e que concorreu à Escola, em parte, devido à existência desta atividade extracurricular. “Estou lá desde o meu primeiro dia como escsiano e a ESCS FM vai ficar, sempre, como um projeto que levei em braços e que ajudei a fazer crescer”, esclarece. Já Inês confessa que o gosto por esta vertente jornalística surgiu, exatamente, na ESCS FM. “Experimentei na Futurália e foi, também, uma das razões que me fizeram vir para esta Escola”, refere.
Até ao passado mês de maio, os escsianos acumularam funções igualmente importantes na ESCS MAGAZINE: Inês como Editora-Chefe e Ruben como Diretor de Informação. A dupla confessa que não é fácil conciliar todas as atividades com a licenciatura mas sabem que conseguem, pois fazem-no com gosto. Os estudantes consideram que toda a formação académica da ESCS, complementada com as atividades extracurriculares, foi essencial para a sua “construção pessoal” e fez destes jovens jornalistas “profissionais preparados para o futuro e para os grandes desafios que se avizinham”.
É, agora, altura de os alunos soltarem as amarras escsianas e entrarem no mercado de trabalho. Inês ambiciona ser jornalista na área da informação, de preferência em política ou sociedade. “Tenciono arranjar um estágio e, quem sabe, conciliá-lo com uma pós-graduação, ou algo do género, em Ciência Política”, reflete. Por seu lado, Ruben não tem dúvidas de que quer ser jornalista na área da rádio. “Depois de arranjar um emprego, quero voltar a estudar porque acho que precisamos sempre de aprender e melhorar aquilo que já sabemos”, explica. No que diz respeito ao Politicamente, pretende-se que o projeto continue a crescer e “chegue, quem sabe, a um jornal ou uma rádio”.
Fotografias gentilmente cedidas por Inês Ameixa e Ruben Martins.