Publicado: 19.07.2022
O programa da 5.ª edição do PR Open Day incluiu aulas abertas presenciais e eventos online e híbridos.
Decorreu, entre os dias 21 de abril e 6 de maio, a 5.ª edição do PR Open Day. A iniciativa, dinamizada pela coordenação da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e pela Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), em conjunto com o PRLAB, contemplou aulas abertas presenciais e eventos online e híbridos.
PR Talks (10.ª edição)
O PR Open Day 2022 arrancou com a 10.ª edição das PR Talks, que teve como mote “A Paz Perpétua” (peça do dramaturgo espanhol Juan Mayorga) e que contou a participação do Professor Gregory Payne. O Associate Professor e Chair da Emerson College conduziu uma talk intitulada “Public diplomacy: communication in the search for the perpetual peace”, na qual abordou a importância da Diplomacia Pública, refletindo sobre as relações políticas no mundo, em especial, no contexto da atual guerra na Ucrânia.
A propósito do tema das PR Talks, o Teatro Estúdio Fonte Nova, representado pelo encenador José Maria Dias e pelos atores Carlos Pereira e Patrícia Paixão, levou a cabo uma leitura encenada de algumas cenas da peça “A Paz Perpétua”, demonstrando, assim, aos estudantes, que existem múltiplas formas de comunicar determinado tema.
Aulas abertas
As aulas abertas, que decorreram no âmbito do PR Open Day, trouxeram à Escola convidados que abordaram assuntos pertinentes para a atividade de Relações Públicas.
No âmbito da unidade curricular (UC) opcional de Relação com os Media, a aula sobre “Assessoria de Imprensa em tempos de pandemia” juntou as jornalistas Alda Martins e Marta Chaves, Miguel Carrilho (Junior Account Executive na BloomCast Consulting), Sara Vicente (Senior Communication Consultant na ALICE) e Sofia Neves (Consultora de Comunicação na Media em Movimento). Os convidados partilharam as suas perspetivas sobre a importância de uma relação benéfica entre assessores de imprensa e jornalistas e abordaram os principais desafios que, no decorrer da pandemia, tiveram de enfrentar nas suas profissões.
“Gestão de eventos no setor financeiro” foi o tema da segunda aula aberta, conduzida por Sofia Melo Mendes. A Gestora de Comunicação Corporativa do BNP Paribas debruçou-se sobre a ótica de quem, diariamente, organiza eventos no setor financeiro e refletiu sobre os principais desafios que estão inerentes a essa gestão.
Na UC de Estudos de Caso: Projetos em Corporate Communications, Pedro Tavares, Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, falou sobre como “Comunicar um projeto político de mudança num contexto de oposição”.
Por sua vez, Anízio Silva, Digital Communication Expert na Bayer Portugal, e Nádia Sousa Abreu, Communication Project Manager no Grupo Sitel, refletiram sobre a relevância de iniciativas de comunicação interna para o sucesso de uma organização, na aula “Boas Prática em Comunicação Interna” que teve lugar no âmbito da UC de Comunicação com os Colaboradores.
Por último, a UC opcional de Comunicação do Risco e da Crise organizou a aula aberta “A gestão de risco e de crise da perspetiva dos Recursos Humanos”. Patrícia Valente, Diretora Corporativa de Recursos Humanos do Grupo ANF, abordou a importância da imagem e a representatividade dos colaboradores nas situações de risco e na prevenção de crises.
Workshop “CV Screening e preparação para HR Interview”
O workshop “CV Screening e preparação para HR Interview”, concebido especialmente para os estudantes finalistas da licenciatura em RPCE, foi conduzido por Joana Pataco, Campus and Sourcing Relations no BNP Paribas. A especialista em recrutamento focou a relevância da construção de um Curriculum Vitae e a preparação para uma entrevista de emprego, procurando ajudar os alunos na sua entrada no mercado de trabalho.
Mentoring RPCE
No âmbito da 8.ª edição do Programa de Mentoring de RPCE, foi promovida uma sessão online, na qual Beatriz Luís (Assessora de Comunicação na Médicos do Mundo), Diogo João (Public Relations Leader na Ikea Portugal), Mafalda Faneca (Senior Communication Consultant na Hill+Knowlton Strategies) e Pedro Romão (Assessor no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Odivelas) debateram sobre os “Diferentes olhares sobre as Relações Públicas”.
RP à 1.ª vista
O PR Open Day encerrou com a 2.ª edição online da iniciativa “RP à 1.ª vista”, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de se apresentar a organizações de diversos setores de atividade e receber feedback que contribuirá para melhorar a eficácia das suas candidaturas ao mercado de trabalho. O evento contou com a participação de 23 organizações e 36 alunos finalistas de RPCE.
TEXTO: gentilmente cedido pela equipa do PR Open Day e editado pelo Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
FOTOGRAFIAS: gentilmente cedidas pela equipa do PR Open Day