Publicado: 03.04.2024
A Sociedade Portuguesa de Estatística e a ESCS atribuíram a 1.ª edição do Prémio Jornalismo de Dados. Cátia Mendonça, mestre em Audiovisual e Multimédia e docente na Escola, conquistou uma menção honrosa.
No passado dia 19 de março, a ESCS acolheu a entrega da 1.ª edição do Prémio “Jornalismo de Dados SPE”. A iniciativa, da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE), em parceria com a ESCS e a PORDATA/Fundação Francisco Manuel dos Santos, visou reconhecer e premiar a excelência no uso de dados, visualizações, infografias e análises estatísticas em trabalhos publicados, em 2022, nos media portugueses.
A cerimónia ocorreu no âmbito do seminário “Conversas sobre Jornalismo de Dados”, organizado pelo projeto de investigação “MOOC – Introdução ao Jornalismo de Dados”, coordenado pela Prof.ª Doutora Cláudia Silvestre.
O trabalho “1926-1974-2022. Como evoluiu o país da ditadura à democracia”, da autoria de José Volta e Pinto e Rui Barros, do PÚBLICO, arrecadou o Prémio. A dupla daquele jornal recebeu, ainda, com a infografista Cátia Mendonça (mestre em Audiovisual e Multimédia e docente da unidade curricular de Infografia), uma das duas menções honrosas, pelo trabalho “Somos 8-mil-milhões”. A outra foi atribuída ao trabalho “Ruas do Género”, da autoria de Cláudio Fischer Lemos e João Bernardo Narciso.
Já o seminário “Conversas sobre Jornalismo de Dados” incluiu uma mesa-redonda, moderada pela Prof.ª Vera Moutinho, que contou com as intervenções de Raquel Albuquerque (jornalista de dados, no Expresso) e de Ricardo Garcia (jornalista nas áreas do Ambiente, Ciência e Jornalismo de Dados), uma palestra sobre “O Jornalismo de Dados e o Ensino”, conduzida por Susana Marques, da NOVA IMS & Joule, e culminou com uma apresentação da Prof.ª Cláudia Silvestre sobre “Jornalismo de Dados na ESCS”.
Texto: Serviço de Comunicação (Gabcom)
Fotografia: Serviço de Comunicação (Gabcom)