Publicado: 25.01.2024
Pedro Marques Gomes, docente da ESCS, é um dos coordenadores do livro “Media e Jornalismo em tempos de Ditadura – Censura, Repressão e Resistência”.
A obra “Media e Jornalismo em Tempos de Ditadura – Censura, Repressão e Resistência”, editada, no início deste ano, pela Âncora Editora em parceria com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, é coordenada pelo docente Pedro Marques Gomes, licenciado e mestre em Jornalismo pela ESCS e investigador naquela fundação, e por Suzana Cavaco, professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. A dupla de autores partilha, também, a coordenação do Grupo de Trabalho História da Comunicação da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação).
O livro reúne textos de 11 investigadores portugueses e espanhóis sobre a instrumentalização dos media durante o Estado Novo e o Franquismo e as formas de resistência à censura e à repressão. O próprio Pedro Marques Gomes, mas também Jaime Lourenço, diplomado pela ESCS (licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e mestrado em Jornalismo) e doutor em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL, integram a lista de autores da publicação.
A apresentação da obra decorreu, no passado dia 15 de janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, tendo integrado a programação do 5.º Congresso dos Jornalistas, que se realizou entre 18 e 20 de janeiro.