Publicado: 17.10.2024

Isabel Lucas, jornalista, crítica literária e docente na ESCS, é autora do livro “Conversa com Escritores”, que será lançado no dia 21 de outubro.

“Conversa com Escritores” é a mais recente obra da Prof.ª Isabel Lucas, que será lançada no próximo dia 21 de outubro. Como revela a sinopse, “ao longo destas conversas com escritores, entramos no espaço restrito de autores incontornáveis da literatura contemporânea. Um livro que promove o encontro com escritores venerados, intrigantes, polémicos, alguns já desaparecidos, e que nos leva à descoberta dos seus livros e da sua face mais íntima”.

Isabel Lucas
Livro Isabel Lucas

Na mesma altura, e num período em que as atenções estão voltadas para as eleições dos Estados Unidos da América, a docente reedita, ainda, o livro “Viagem ao sonho americano”. Nesta obra, Isabel Lucas “parte de escritores e obras de referência, e daí explora as suas geografias — Moby Dick e New Bedford, Philip Roth e Newark, Cormac McCarthy e o Texas, o Sul de Toni Morrison, o mapa da classe média de Richard Ford e John Updike, entre muitos outros”.

Sobre a autora

Isabel Lucas é jornalista e crítica literária. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, começou a fazer jornalismo na televisão e passou, entretanto, pelas redações de alguns dos principais jornais e revistas portugueses. Freelancer desde 2012, escreve regularmente para o jornal Público, colabora com a revista Ler, com a Quatro Cinco Um e com a Antena 3.

É autora de “Conversas com Vicente Jorge Silva” (Temas e Debates, 2013) e, na Companhia das Letras, dos livros “Viagem ao sonho americano”, “Viagem ao país do futuro” e “Conversas com escritores”. É coautora de livros na área da dança e das artes plásticas. Em 2022, foi curadora da programação do Pavilhão de Portugal, na Bienal do Livro de São Paulo. É curadora do Prémio Oceanos de Literatura e professora na ESCS, na Licenciatura e no Mestrado em Jornalismo. Venceu, em 2021, a primeira edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva.