Passar para o conteúdo principal

Publicado: 31.10.2023

Image
Header Rafael Outeiro (RPCE)

Rafael Outeiro levou do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e das atividades extracurriculares a bagagem necessária para ser bem-sucedido no mercado de trabalho. Hoje, é Content Manager na ComparaJá.

Quando ainda frequentava o Ensino Secundário, o gosto pela escrita e pela atualidade noticiosa levavam a crer que o caminho de Rafael Outeiro, no Ensino Superior, passaria pela área do Jornalismo. Contudo, ao deparar-se com o plano de estudos da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), o diplomado sentiu que este curso seria “uma opção sólida” e que poderia dar “bases muito interessantes” para o futuro. Na ESCS, conciliou os estudos com algumas atividades extracurriculares, tendo feito parte da equipa fundadora da Bright Lisbon Agency.

Image
Rafael Outeiro
Rafael Outeiro é licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.


Uma licenciatura que abre portas

Rafael chegou à ESCS em 2013. Das aulas, destaca a componente prática. “O facto de utilizarmos ferramentas e princípios que podemos aplicar, depois, na realidade do mercado de trabalho, dá-nos uma bagagem completamente diferente”, assegura. A aprendizagem obtida ao longo do curso permitiu, também, que o escsiano começasse a ter uma noção das áreas em que poderia vir a trabalhar. “Guardo os conhecimentos que adquiri. Antes da ESCS, tinha uma perspetiva do que é que podia ser o meu futuro. Mas, quando entrei em RPCE, abri um leque de portas completamente diferente”, lembra. Para tal, contribuiu não só as aulas, como, também, o “ambiente característico” da Escola, que promove a relação entre estudantes dos diferentes cursos, seja em atividades, núcleos ou eventos.

Image
Rafael Outeiro
O escsiano recorda o “ambiente característico” da Escola.


Aprimorar competências nas extracurriculares

Image
Inês Lucas e Rafael Outeiro
Com a colega Inês Lucas, na sessão de apresentação da Bright Lisbon Agency, em 2016.

Durante a sua passagem pela Escola, Rafael fez parte de várias atividades extracurriculares. A ESCS MAGAZINE ajudou-o a “aprimorar o gosto” que já tinha pela escrita. Na ESCS FM, explorou vários conteúdos através do som, uma competência que lhe foi útil, posteriormente, já no mercado de trabalho. Na AE ESCS, participou em eventos e iniciativas de grande escala, com os quais, de outra forma, não teria contacto. Antes de terminar o curso, o escsiano fez, ainda, parte da equipa fundadora da Bright Lisbon Agency, um projeto que leva “sempre no coração”. Para Rafael, “são estas iniciativas que ajudam, depois, a desenrascar. Pessoalmente, ajudaram-me a safar-me na vida”.

Trabalhar com conteúdo

Após terminar o curso, Rafael começou por colaborar na agência de Design da irmã, uma área que despertava, em si, “algum interesse”. “Era um negócio familiar e ajudou-me a aprender com a experiência deles e a contribuir com os meus insights frescos da licenciatura”, recorda. Entretanto, candidatou-se a um estágio na consultora COMON, tendo ficado associado ao projeto Tap My Bag, para o qual redigia conteúdos de Marketing. “Comecei a integrar muito mais os conceitos que, hoje, fazem parte do meu dia-a-dia, seja conteúdo otimizado em SEO, seja explorar social media. Ou seja, juntar as várias áreas de conteúdo numa só estratégia”, esclarece. Quando o estágio terminou, integrou o TEDxULisboa, colaborando na organização do evento, como Copywriter e Project Manager. “Gostei bastante do ambiente de equipa e do trabalho que estava a ser desenvolvido. Foi onde juntei as peças que tinha adquirido na ESCS”, conta. Por fim, em 2020, surgiu a oportunidade de se juntar à equipa do simulador ComparaJá, onde trabalha, até hoje, como Content Manager.

Image
Rafael Outeiro
Rafael trabalha, desde 2020, como Content Manager, na ComparaJá.


Diariamente, começa por “fazer um apanhado de notícias, da performance do site, e estar a par de algumas oportunidades que possam surgir”. Depois, dedica-se aos vários projetos que tem em mãos, desde campanhas de e-mail marketing à produção de conteúdos otimizados para motores de busca (SEO) e para redes sociais, passando pela monitorização dos resultados. “O mais interessante na experiência do ComparaJá é ser de tudo um pouco e ter conseguido agregar tudo e me ter tornado este canivete-suíço da área de conteúdo que sou e gosto de ser”, reflete. Rafael explica que, por estar inserido numa empresa “em processo de crescimento”, tem tido a possibilidade de experimentar “projetos novos e coisas diferentes”. “Tem sido uma grande escola”, assegura.

Image
Inês Marques, Rafael Outeiro, Susana Pedro e Guilherme Anastácio
Na ComparaJá, Rafael tem, na sua equipa, mais três escsianos: Inês Marques (AM), Susana Pedro (RPCE) e Guilherme Anastácio (JORN).


O equilíbrio perfeito entre a teoria e a prática

Rafael considera que o curso de licenciatura em RPCE representa “o equilíbrio perfeito” entre a teoria e a prática. “Há disciplinas que são muito diversas entre si, o que ajuda, no sentido em que temos a componente prática, mas também não estamos a trabalhar sem base teórica e concetual. E eu sinto que isso me ajudou a lidar com problemas que encontro, hoje, no mercado de trabalho”, salienta. Sempre disposto a aprender e, atualmente, a enveredar, na sua carreira, por uma vertente mais analítica da área de conteúdo, Rafael regressou, este ano letivo, à ESCS, para frequentar a Pós-Graduação em Marketing e Data Science. “Juntar a parte mais criativa, que acho que me define um pouco, com a vertente analítica, que eu estou a tentar desenvolver cada vez mais, é essencial, para mim, como profissional”, explica.

Image
Rafael Outeiro
Rafael regressou, este ano, à ESCS, para ingressar na Pós-Graduação em Marketing e Data Science.


Por fim, desafiámos Rafael Outeiro a responder a uma espécie de Questionário de Proust:

Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Um copo de água ao meu lado. Lembra-me de que é preciso fazer uma pausa.

Uma cidade ou um país.
Nova Zelândia.

Uma música ou uma banda.
Mac Ayres.

Um filme ou um realizador.
Eternal Sunshine of the Spotless Mind, de Michel Gondry.

Um livro ou um escritor.
Um Crime no Expresso do Oriente, de Agatha Christie.

Uma série.
The Office.

Uma referência profissional.
A minha amiga Sílvia Carapeto.

Quando for grande, quero ser.
Quero continuar a trabalhar em Comunicação e gostava de, um dia, ter a minha própria equipa em termos de conteúdo.


No vídeo abaixo, Rafael Outeiro fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:


Texto, fotografias e vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Fotografia de equipa do separador "Trabalhar com conteúdo" gentilmente cedida por Rafael Outeiro