Publicado: 12.03.2024
Após terminar a Licenciatura em Publicidade e Marketing, Vanessa Ideias aliou os ensinamentos do curso ao gosto pela área do Design, para fundar um estúdio de design gráfico e criação de conteúdos: o bê á bá.
Vanessa Ideias candidatou-se à ESCS com o foco na Licenciatura em Audiovisual e Multimédia (AM), mas acabou por entrar em Publicidade e Marketing (PM). Uma vez que acabou por gostar do curso, decidiu concluí-lo, embora admita que, já na altura, a sua unidade curricular favorita era Design Gráfico. Hoje, aplica os ensinamentos da Licenciatura que a acolheu na gestão do bê á bá, um estúdio de design gráfico e criação de conteúdos que inaugurou, em 2019, em parceria com a irmã Daniela.
O comportamento da teoria na prática
Vanessa chegou à ESCS em 2009. Das aulas, destaca, acima de tudo, a componente prática do curso e a ligação que os docentes criam com os estudantes. “Este lado de conseguirmos aprender uma teoria e de perceber como se comporta na prática é aquilo que nos cativa mais”, assegura.
Durante a passagem pela Escola, Vanessa fez, ainda, parte da Associação de Estudantes, das atividades de integração, viu nascer a ESCS MAGAZINE e, no último ano do curso, entrou para a escstunis, à qual esteve ligada por quase dez anos. “Chegava à Escola às 8h da manhã e saía quase quando estava a fechar”, conta, divertida. Em particular, na tuna académica da ESCS, como fez parte de três direções, esteve muito envolvida na organização de atividades. A escsiana refere que a vertente da Comunicação do curso aliada à “capacidade de desenrascar” que adquiriu nas extracurriculares “moldou muito” a sua forma de ser e de trabalhar. “Eu sempre fui envergonhada e tive de crescer nesse sentido”, reflete.
Percurso criativo
Em 2012, na reta final da licenciatura, Vanessa inaugurou o departamento de comunicação de uma escola profissional. Durante quatro anos, trabalhou a comunicação externa e interna daquela instituição. Neste período, tomou consciência de que “gostava mesmo de Design” e, por isso, decidiu tirar uma especialização na área. Depois, trabalhou como freelancer em pós-produção de fotografia e ainda chegou a procurar oportunidades de emprego como designer, mas não se identificava com as propostas. Foi quando decidiu, em conjunto com a irmã, investir no seu próprio negócio.
O bê á bá nasceu em março de 2019, como um estúdio de design gráfico e criação de conteúdos. Para além do trabalho desenvolvido pelas irmãs Ideias, o espaço físico pode, ainda, ser alugado para reuniões, sessões fotográficas, workshops, entre outros. Com a pandemia e o consequente aumento pela procura de alojamentos locais, as empresárias identificaram uma oportunidade de negócio e começaram a produzir conteúdos para comunicar aqueles espaços turísticos. “Queremos inspirar as pessoas a passar férias naquela casa”, assegura. De Portugal para o mundo, para além de trabalhos em alojamentos nacionais, a equipa já conseguiu angariar projetos em Marrocos e na Dinamarca. As jovens desenvolvem, ainda, ao nível do Design Gráfico, identidades visuais para pequenos negócios. “Gosto de trabalhar o meu lado visual: ver coisas, ir a sítios”, conta.
O dia-a-dia de Vanessa varia: no escritório, trata de orçamentos, gestão de clientes, planeamento e tratamento de conteúdos. “A outra parte passa por fazer as malas e ir para os alojamentos. Costumamos passar dois a três dias a criar, desde de manhã ao final do dia, para aproveitar as diferentes horas e ações a acontecer”, esclarece.
Sentimento de pertença
Da Licenciatura em PM, Vanessa leva “a parte comercial, de como comunicar e falar com as pessoas”. Das atividades extracurriculares, “a questão de organizar, pensar e estruturar as coisas”. Em termos pessoais, guarda o círculo de amigos que criou na Escola. “Não perdi o ar mais resguardado, mas este desenrascar, a paciência, vem da ESCS e da dinâmica com pessoas muito diferentes”, garante. No geral, destaca o “sentido de pertença e de comunidade que a Escola tem”, que cria ligações entre os estudantes de todos os cursos.
Por fim, desafiámos Vanessa Ideias a responder a uma espécie de Questionário de Proust:
Um objeto essencial para o teu dia-a-dia.
Telemóvel.
Uma cidade ou um país.
Para além de Lisboa, a minha cidade, Nova Iorque.
Uma música ou uma banda.
Não tenho, mas tenho um pré-requisito: Língua Portuguesa.
Um filme ou um realizador.
La La Land, de Damien Chazelle.
Um livro ou um escritor.
Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.
Uma série.
O tempo que te dou.
Uma referência profissional.
Tenho duas duplas: We Blog You (Fred e Raquel) e Tempero Digital (Maria e Matilde).
Quando for grande, quero ser.
Viajante profissional.
No vídeo abaixo, Vanessa Ideias fala sobre as mais-valias de ter estudado na ESCS e como a formação académica contribuiu para o seu percurso:
Texto, Fotografias e Vídeo: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
Primeira fotografia do separador "Percurso criativo" e fotografia do separador "Sentimento de pertença" gentilmente cedidas por Vanessa Ideias
Agradecimento: Restaurante Único (CCB)