A unidade curricular aborda o papel estratégico da comunicação no setor da saúde, contextualizando as caraterísticas e especificidades deste setor, como as restrições legais existentes; estudando os principais conceitos associados à saúde, e refletindo sobre as constantes e profundas mudanças que ocorrem no Sistema Nacional de Saúde.
Abordar-se-á, também, por um lado, o contributo da comunicação, através da promoção da saúde e da prevenção da doença, para uma mudança de comportamentos (como a adoção de estilos de vida saudáveis), e por outro lado, a relação entre a comunicação e a literacia para a saúde.
Esta unidade curricular reflete ainda sobre o papel dos diferentes públicos no planeamento estratégico da comunicação, recorrendo a palestras com convidados, e apresenta estudos de caso que exemplificam as novas tendências da comunicação no setor da saúde (de pequenas unidades ligadas ao setor da saúde, à indústria ou aos grandes grupos privados).
No fundo, pretende-se com esta unidade curricular preparar os estudantes para trabalhar a comunicação em entidades do setor da saúde.
Objetivos